terça-feira, 26 de julho de 2011

O ano de criação começa.......



Amigos


Dia 25 de julho de 2011, deu-se o início ao ano de criação aqui em casa.


Passados todos os tormentos e todos os sofrimentos que tive ao longo do ano passado inteiro com relação aos canários, penso que começei bem o ano de cria.



Os canários extremamente saudaveis, visto que o tratamento profilatico e anti septico realizado aqui no canaril foi digno de nota.


Com a ajuda do Dr. Ricardo, meu veterinário, realizamos uma infinidade de exames para detectar o que houve com o plantel e tive algumas surpresas ao longo do ano.


Foram 3 baterias de exames, num espaço de 3 ou 4 meses e os resultados foram satisfatórios.


No primeiro exame foi detectado uma infecção por bacterias, isso la em janeiro ainda, e também a coccidiose em alta dose. Foi feito um tratamento e o plantel ficou acima da média. Todos se recuperando muito bem.



Eu, gostando do plantel, fiz a burrada de passar uma pomada nas patas dos canários adultos para tirar as cascas e também cortar as unhas e esse foi o meu maior erro!!


Sem me dar conta, passei pomada errada nas patas dos bichos, a base de Dexametasona, ou seja. corticoide, que acabou por gerar lesão nas patas e como o plantel não estava inteiro recuperado ainda e o tratamento inicial veio constatar depois, a bacteria instalada era resistente ao antibiotico empregado, ela atacou.. e atacou com força!!!


Foram nada mais nada menos que 25 canários mortos depois do plantel separado, que ja era reduzido pelo fato de ter tido uma criação pífia...


Depois do resultado de cultura foi constatada a bacteria, e no antobiograma os antibioticos aos que elas eram sensiveis, o tratamento foi realizado em todo o plantel e agora me parecem mais saudaveis do que nunca.

Nada de protozoários, nada de fungos e nada de bacterias..


Agora é seguir com a higiene e manejo eficazes e torcer para que o plantel todo faça o seu papel.


O lado bom disso tudo foi o aprendizado... O erro foi absolutamente meu e eu aprendi muito com ele.

Espero trazer boas notícias em breve do andamento da criação.


Boa saúde a todos...



Nenhum comentário: