segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O início da época de reprodução.... FRACO, MUITO FRACO!!!


Amigos...

É com grande tristeza que venho aa esse topico, contar um pouco de como se iniciou a época de reprodução para mim.

Não ta sendo nada fácil eu adimito!!
Vejam: Não se trata da quantidade dos filhotes que está baixa.. nem tampouco da qualidade dos casais, que por sinal está como nunca esteve, mas é uma questão de comportamento.


Comportamento geral do plantel.. Não vejo machos correndo atras de femeas, femeas que puxam material pra ninho e não botam e quando o fazem são desreguladas.

Eu, com uma mentalidade de não forneçer qualquer tipo de ajuda aos canários esse ano, ao preparta-los para a reprodução, me deparei com um problema sério.

Minhas femeas, se aprontaram absolutamente rápido e totalmente fora de hora, em começo de julho ja tinha ovos nas voadeiras, penas arrancadas aos montes e as femeas todas prontas. Logo imaginei então que junta-las com o macho seria a melhor saída. Porém o que aconteceu foi que quando os coloquei, os machos, diferente das femeas não estavam prontos o suficiente, gerando então uma quantidade de ovos brancos muito acima da minha média dos ultimos anos.

Um pequeno exemplo: 16 femeas de CN VM MS, 10 em postura e choco, num total de 33 ovos, com apenas 7 nascimentos...

A quantidade de ovos por femea é baixa também, reparem...

As CN AM MS não estão atras disso não, mas sairam mais filhotes.. mas tenho algumas femeas chocando 2 ovos.. e há muito tempo isso não acontecia.

Eu entrei com algumas medidas de emergencia... fornecendo ao plantel um pequeno tratamento com Coccifin, durante 3 dias e depois mais 3.

Entrei com Tylan na água, com hidrovit, além de farinhada com ovo cozido numa proporção um pouco maior para dar proteína animal para todos. E hoje, começei a dar o Promater.

Conto o resultado mais pra frente.

Vejam.. a minha intenção não é quantidade.. e totalmente a qualidade, mas a minha proposta para esse ano, foi de criar uma quantidade maior de filhotes para que o investimento no ano que vem seja o menor possível e espero conseguir até o final da epoca um numero razoavel de filhotes.

E sou um apaixonado... Não vou desistir e vou lutar até o fim!!!

Espero que para todos o ano de cria tenha começado bombando.. e torço para muitos filhotes...

Um abraço a todos

2 comentários:

Armindo Tavares disse...

Olá!
Companheiro, não há que desanimar criar passarinhos às vezes tem disto.
Certamente melhores dias virão.
Saudações ornitófilas.

Carlos Faisca disse...

Bom dia amigo Olavo

Não há que desanimar, a mim este ano, a 1ªcriação tambem me correu pessimamente, mas na 2ª,consegui dar a volta á situação, superando mesmo as minhas melhores expectativas, conseguindo anilhar 400 filhotes nessa postura. É evidente que tambem crio com mais femeas.
Para conseguir aguentar as femeas mais algum tempo,e para dar tempo que aos machos se ponham em forma, e possam galar.
Temos de as ter em local o menos iluminado possivel, com menos horas de luz e de preferencia sem ouvirem os machos cantar.

Quando se adquire canários, ou se concorre em exposições,estamos sugeitos a trazer para o nosso canaril alguns problemas.
Foi o que me aconteceu a mim, e esta a acontecer a si este ano.Espero que tenha sorte em acertar com o medicamento certo.
Boa sorte.......
Um abraço

Carlos Faisca