terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Para refletir tecnicamente....

Amigos..

Já tem algum tempo em que eu verifico alguns canários que se classificaram nos campeonatos brasileiros, principalmente nos oxidados e uma caracteristica deles me chamou a atenção.

Um plumagem que mostra um aspecto "aveludado" e que mostra uma envoltura maior.
Anteriormente eu pensei se uma cobertura feomelanica, porém ao analisar alguns canarios que nasceram aqui em casa nos CN PR DO, pude perceber essa caracteristica e precisaria de uma analise mais profunda para ter certeza de que, realmente, se trata de feomelanina.

Historicamente a feomelanina, marrom, se deposita na extremidade das penas e dependendo da área ocupada por ela na pena e da superposição da plumagem, torna-se mais complicado verificar a eumelanina e o lipocromo de maneira clara. Visto que a eumelanina se deposita no centro da pena e o lipocromo na parte intermediaria, ou seja, entre a eumelanina e a feomelanina.
Até levantei uma hipótese de se tratar de uma "nova" feomelanina, de maneira mais especial e que se bem trabalhada pode auxiliar no fenotipo dos canarios deixando-os mais envoltos e portanto melhores, mas agora podendo olhar diariamente pra eles, não sei se estou certo. Pelo menos não nesses bichos e nesse aspecto de envoltura que aconteceram dentro do meu canaril.

O título dessa postagem é exatamente para reflexão e aceito qualquer comentário a respeito e coloco em discução propriamente dita para que nós, pequenos criadores, possamos evoluir tecnicamente nos nossos plantéis.
A minha opinião pessoal é que eu ainda aposto na feomelanina, visto que nas femeas essa feomelanina é bem maior e se "mostra" mais abertamente que nos machos. E as femeas não possuem esse aspecto aveludado tão evidente quanto eles.
O meu trabalho agora vai ser o de tentar transferir essa caracteristica para as outras cores de fundo a que me proponho criar, que são os amarelos mosaico, marfins mosaico e os vermelhos mosaico.
Vamos ver o resultado.
E vou tentar colocar aqui as minhas evoluções dentro desse estudo e compartilhar com todos as minhas experiencias.
Um forte abraço e boa sorte!!

Nenhum comentário: