quarta-feira, 25 de março de 2009

Feomelanina...


Amigos..




Em conversa com o meu amigo Paulo Cantoni, criador muito curioso e apaixonado por desafios de Jundiaí, surgiram alguns assuntos relevantes e um deles nos fez ir mais além e trazer à tona alguns detalhes sobre essa melanina em questão que vale a pena serem lembrados para ser utilizados por nós criadores em nossa seleção.



Logo após tirar algumas dúvidas com o meu amigo Mauro Heineck, criador eficientíssimo, juiz e entendido do assunto, confirmou-se que há 2 tipos de Eumelanina: A negra e a marrom! Porém, isso não é nenhuma novidade para ninguém e provavelmente para nenhum iniciante. Talvez a novidade seria os 2 (dois) tipos de FEOMELANINA.



Analisando uma pena de um canario, notamos o seguinte: O centro da pena é composto pela Eumelanina, que pode ser marrom e negra; O meio da pena é composto pelo lipocromo e a borda da pena é composta por Feomelanina que pode ser MARROM AVERMELHADA ou CASTANHA. E é aí que a coisa fica feia.



A feomelanina marrom avermelhada é a responsável pela excepcional qualidade dos atuais FEOS INOS que temos nos nossos campeonatos brasileiros, e que, na minha opinião e sem querer ser dono da verdade, também de alguns clássicos em Canelas e suas mutações e porque não dizer nos Negros que aparecem por lá também. Pois dá um aspecto de envoltura, que quando muito oxidada pode ser confundida aos menos experientes como negra!!!



Me parece que esse tipo de feomelanina (avermelhada) tem uma condição de se concentrar com mais eficiencia que a outra (castanha).



A feomelanina de coloração castanha é aquela que deixa aquele aspecto de "sujeira" no manto dos canários, apagando o brilho e desfazendo o desenho dos bastões nos oxidados, portanto ela deve ser eliminada dos nossos plantéis.



Esse tipo de verificação é um pouco complicada de ser vista e comparada, pois as vezes elas têm aspecto semelhante. Mas um diferencial que eu consegui enxergar era que o canário que possue a feo avermelhada pode também apresentar o fator optico para o azul, não perdendo parte do brilho da plumagem e ter desenho mais definido, enquanto que na outra o aspecto de sujeira é muito visível.



Uma observação importante é que, o que foi explanado acima não tem qualquer embasamento científico e se trata apenas de pesquisa pessoal, verificado apenas como uma casualidade. E digo ainda, isso é apenas uma opinião pessoal e não foi feito um trabalho de comparação longo e com diversos exemplares, isso foi verificado somente no meu canaril e que eu gostaria de compartilhar minhas observações com os amigos criadores.



Um forte abraço e boa sorte sempre!!!










Nenhum comentário: