terça-feira, 26 de julho de 2011

O ano de criação começa.......



Amigos


Dia 25 de julho de 2011, deu-se o início ao ano de criação aqui em casa.


Passados todos os tormentos e todos os sofrimentos que tive ao longo do ano passado inteiro com relação aos canários, penso que começei bem o ano de cria.



Os canários extremamente saudaveis, visto que o tratamento profilatico e anti septico realizado aqui no canaril foi digno de nota.


Com a ajuda do Dr. Ricardo, meu veterinário, realizamos uma infinidade de exames para detectar o que houve com o plantel e tive algumas surpresas ao longo do ano.


Foram 3 baterias de exames, num espaço de 3 ou 4 meses e os resultados foram satisfatórios.


No primeiro exame foi detectado uma infecção por bacterias, isso la em janeiro ainda, e também a coccidiose em alta dose. Foi feito um tratamento e o plantel ficou acima da média. Todos se recuperando muito bem.



Eu, gostando do plantel, fiz a burrada de passar uma pomada nas patas dos canários adultos para tirar as cascas e também cortar as unhas e esse foi o meu maior erro!!


Sem me dar conta, passei pomada errada nas patas dos bichos, a base de Dexametasona, ou seja. corticoide, que acabou por gerar lesão nas patas e como o plantel não estava inteiro recuperado ainda e o tratamento inicial veio constatar depois, a bacteria instalada era resistente ao antibiotico empregado, ela atacou.. e atacou com força!!!


Foram nada mais nada menos que 25 canários mortos depois do plantel separado, que ja era reduzido pelo fato de ter tido uma criação pífia...


Depois do resultado de cultura foi constatada a bacteria, e no antobiograma os antibioticos aos que elas eram sensiveis, o tratamento foi realizado em todo o plantel e agora me parecem mais saudaveis do que nunca.

Nada de protozoários, nada de fungos e nada de bacterias..


Agora é seguir com a higiene e manejo eficazes e torcer para que o plantel todo faça o seu papel.


O lado bom disso tudo foi o aprendizado... O erro foi absolutamente meu e eu aprendi muito com ele.

Espero trazer boas notícias em breve do andamento da criação.


Boa saúde a todos...



sexta-feira, 22 de julho de 2011

Considerações pessoais sobre o julgamento do Mosaicos com fator!


















Amigos...


Gostaria de usar esse espaço para citar as minhas opiniões pessoais a respeito da seleção e julgamento dos Mosaicos com fator.


Como a grande maioria deve saber, a OMJ (Ordem Mundial de Juizes) decidiu impor que os Mosaicos com fator, no Brasil, deveriam ser julgados com as penas de asa e cauda sem colorir.


O corpo de juizes responsável e presente na ditada reunião, fez com que se fizesse um processo de transição em 3 anos. O que foi muito nobre da parte desses eu admito. Parabéns a eles.


Mas, vamos aos fatos:



Muitas polêmicas e críticas apareceram quando tomamos conhecimento dessa resolução, o que é absolutamente normal em qualquer situação de mudança, praticamente uma "carnificina". Porém, passado o Campeonato Brasileiro, onde pude ver alguns exemplos de canários assim cheguei a algumas conclusões que venho aqui compartilhar com o pessoal seguidor.


Sob o meu ponto de vista, os Vermelhos Mosaico machos e femeas e os Marfins Mosaicos de linha clara ficam extremamente mais belos e interessante citar que as "zonas de eleição", ou seja, a localidade na plumagem onde deve-se manifestar lipocromo fica extremamente mais visível. E deixa o exemplar, a meu ver, mais belo!

No caso da linha escura, pouco ou nada se nota de diferença em relação a qualidade geral do canário e a economia de xantina é significativa sem duvida alguma. Talvez nos diluídos tenha um detalhe ou outro que deixa o canário melhor visto, porém, a meu ver novamente, superficial a diferença.


E para minha surpresa, saiu uma nova decisão no mesmo orgão (OMJ) onde se impõe a regra aos lipocromicos e deixa a critério do criador no tocante a linha escurta. Atitude bastante sensata e digna de aplausos para todos.

Quanto ao manejo, eu e meu irmão, como criadores de vermelhos mosaico e marfim mosaico (aliás nosso quarteto de VM MF MS MC ficou em 2º no CB.. ;D), não acho que tenhamos tanta dificuldade assim. E nós criamos IN, NV e MS e a tarefa se torna bastante simples e alguns conselhos eu listo abaixo:



1 - Colocar em voadeiras separadas os filhotes de mosaicos;


2 - Como a xantina é colocada e misturada fresca todos os dias na farinhada, basta fazer a farinhada, tratar os casais de mosaico que devem ser listados para facilitar da gaiola numero 1 em diante, e misturar a xantina. Matematicamente o tempo perdido é minimo e o resultado vai valer a pena;


3 - Deixar poucos filhotes por voadeiras de mosaico e colocar um numero significativo de poleiros nessas voadeiras para se evitar que as penas se quebrem por brigas ou coisas do tipo;


4 - Dividir as porções de farinhada em 2 potes ou mais na voadeira para diminuir o atrito, como dito acima;


E é isso, muito boa sorte com a criação de todos e que tenham um excelente ano com média alta e qualidade ainda mais alta!!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

É um excelente amigo e companheiro..







Amigos, hoje vou postar algo "off topic".


Quero apresentar a todos vocês o meu mais fiel companheiro, me "ajuda" nos canários.. Adora maçã, couve e sempre fica pedindo um pedaço.


Com vocês: O Frederico, meu Golden Retrievier, presente do meu amigo Munhoz, grande criador de Canela Opalino, lá de Arthur Nogueira.


"Munhoz, vc não podia me dar presente melhor.. um fraterno abraço!!!"


sábado, 2 de julho de 2011

60º Campeonato Brasileiro de Ornitologia



É o evento máximo da canaricultura nacional.


Sem dúvidas é o que todos esperamos e o que todos almejamos como objetivo, ser "Campeão Brasileiro" na cor ou raça que disputamos.


Eu acompanho o "brasileiro" todos os anos desde 1999. A evolução para nós criadores é vista a olhos nus.. A organização e a atenção para conosco a cada ano se supera, por mais incrível que isso possa parecer.


Por lá desfilam criadores e canários de todo o Brasil, disputando unha a unha o mais desejado título.


E gente, tenho que confessar: A sensação de ter uma roseta daquelas pendurada na gaiola do seu canarinho, que você viu crescer, acompanhou cada passo do bicho, viu ele se desenvolver, apostou todas as suas fichas nele e ele ainda lhe da o prazer de ser Campeão Brasileiro, a sensação é impressionante.


E se a gente ainda ta ali, na área de julgamento assistindo (coisa inédita no mundo da canaricultura) e vê "in loco", é ainda mais prazeiroso. O grito de vitória deve sair!! E comemorar ali pra todo mundo ver.... E se pensarem que você é louco vibrando com a vitória do seu bicho, é porque nunca estiveram no seu lugar... rsrs.


Desejo a todos um belíssimo campeonato, que todos consigam tudo o que pretenderam e sejam felizes com o novo ano de cria, para que no ano que vem, tudo se renove!!



Um forte abraço...