terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cria III


Amigos..

Espero que esse seja o ultimo post relacionado aos problemas que enfrentei durante o inicio da época de reprodução!!!

Agora, todas as femeas em choco e após uma verificação de ovos cheios, constatei que tenho vários.. e assim sendo, logo teremos filhotes a se orgulhar.. hehe

O apoio e a ajuda dos amigos nessa hora foi fundamental e agradeço novamente!!


Falando em filhotes: Alguns filhotinhos ja demonstram que vieram pro mundo pra alegrar!! Sei que sou um apaixonado.. e a "masturbação" mental, como diria Maurão Heineck, já começou, mas infelizmente não consigo ser diferente.


Os Canelas Vermelhos Mosaico, que me propus a fazer exclusivamente uma base de plantel para ir caminhando lentamente parece q vai dar coisa muito boa. O plantel é bom.. Muita melanina, mas desses não consegui pegar nada efetivamente pronto como eu queria. Falta ainda melanina e desenho largo. Mas a melanina marrom chocolate ta predominando por enquanto apesar de poucos filhotes ainda pra ver.

Os Canela Amarelo Mosaico, esses sim!!! Sairam algumas peças de encher os olhos... Muita melanina.. desenho largo envoltos... Como diria meu amigo Vagner Neiva... "Tem bicho q nasce com 2 costas!! kkkkk...

Aqui saiu alguns assim.. É a genética trabalhando... e mostrando resultados!!!

Ano passado, numa feminha MF nem la grande coisa, mas segundo Neiva com uma genética diferenciada, me deu apenas 2 filhotes, mais por culpa minha que dela, estava dando atenção as "melhores" femeas nessa raça. Contudo, ela me deu 2 femeas.. peitos riscadaços, lindos.. e as 2 foram, respectivamente, as femeas 3 e 4 do plantel em termos de qualidade fenotipica. Bom, acasalei as feminhas.. 1 com o 025, um canário pp de MF, filho de um canariaço do Beraldi com uma femea do Neiva.. a 999, meu TOP 2 em CN AM MS e a outra com um CN AM MF MS que Massara me cedeu esse ano (praticamente um maníaco o canario.. nunca vi galar tanto)..

Filhote empenando.. e a surpresa me bateu na cara.. Aparentemente os melhores filhote que nasceram até então.. Desenhaço.. Largos..Muito escuros.. quase negros.. Lindos.. E o peito então??!??!?

Estou satisfeitíssimo com os canelas!!!

Abraços a todos e muito boa sorte!!!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cria II

foto: CN AM MS MC (Sacripanti, Italia)

Amigos..



Parece que o tratamento deu certo! As canárias em posturas regulares, vários ovos, vários cheios e por isso espero que agora a coisa engrene e siga seu curso normal.


Ultimamente tenho sido mais cuidadoso com a profilaxia e alimentação dos canários esse ano. Acho que talvez isso possa fazer a diferença no final e espero que faça!!

Mas obviamente que não posso contar com a vitória antes de cruzar a linha de chegada, então, começam os numeros e logo mais verifico se a melhora aconteceu ou não.



Mas posso adiantar os seguinte:

39 femeas acasaladas;
35 femeas em processo de choco, ou botando ou com filhotes (ainda poucos)
Porcentagem de fertilidade dos machos: 82% (muito melhor q as outras vezes)

Agora é verificar o resultado disso qual vai ser...

Um forte abraço

sábado, 11 de setembro de 2010

Criação

Amigos..

Queria agradecer aqui a solidariedade dos amigos que através de mensagens e emails me mandaram forças para lutar contra os problemas que acontecem no meu criadouro.
A ajuda sempre providencial do meu amigo / irmão Fabio Rodrigues, que me auxiliou muito nesse período conturbado, ao João Basile pela "aula" e depois das principais medidas tomadas, vamos ver se conseguimos, de fato, superar o problema.

Agora é hora de torcer e continuar a luta, para ver se no final chegamos perto do objetivo que era esperado.
Todos os ninhos de femeas que botaram branco ou que os ovos não eclodiram foram retirados, e hoje, dia 11/09 eles retornam as gaiolas e quero ver se o problema se resolve.
Estranhamente algumas de minhas canárias que fizeram uma postura logo no inicio da criação e que ou os filhotes não vingaram ou estavam com ovos brancos, não fizeram a segunda postura de maneira regular. E principalmente as Canelas Vermelhos Mosaico. As canárias de casa a fizeram normalmente. Estranho!!

A profilaxia no criadouro esse ano está muito mais intensa. Grades retiradas com maior frequencia, papel trocados mais vezes, farinhadas em horarios absolutamente rigorosos, sempre frescos..
Uma coisa que nunca me atentei foi para a qualidade das sementes oferecidas e aconselho a todos os amigos a fazerem. Reparem bem o tipo de alimento servido para os canários, de maneira que sempre servirem produtos de excelente qualidade e frescos.
A água amigos... João me perguntou sobre a água oferecida aos canários e sempre servi a torneiral... Ele me aconselhou a melhorar a agua e resolvi comprar um filtro daqueles de barro ou então agua de galão mineral mesmo.

No resto é isso pessoal! Espero que o resultado apareça e eu consiga superar com maetria e ajuda dos amigos essa fase!!
Um forte abraço a todos!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Parece que o sol volta a brilhar.....


Amigos..


Depois de uma intervenção meio que radical e espero que tenha aprendido com meus erros e contar com a ajuda dos amigos (Fabão salvou a pátria), me parece que o sol volta a brilhar...


O número de ovos ainda não aumentou, porém, os machos se mostrar mais dispostos e as femeas mais ativas.

Na ultima deitada, realizada no dia 28/08, onde coloquei 6 femeas em choco, nada de ovos brancos, todos absolutamente cheios... Até que enfim!!


As femeas, com os filhotes nascidos, se mostram bastante zelosas e cuidadosas, e os filhotinhos estão se desenvolvendo muito bem e agora parece que vem mais por aí..

A pergunta que fica é: Será que foi a intervenção? Ou foi o tempo que melhorou?

A umidade relativa do ar aqui na região continua baixíssima, em dias que chega a 20%, e temos que lançar mão de banheiras, toalhas molhadas e chão molhados para que se tente conseguir algum bem estar para os casais, mas isso só não basta. Está calor e abafado...

Temos que torcer para vir a chuva, que pelo jeito ainda está longe....

Espero que as criações de todos estejam de vento em popa e que a minha, a partir de agora, acompanhe essa tuada!!


Um forte abraço a todos!!!