segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O início da época de reprodução.... FRACO, MUITO FRACO!!!


Amigos...

É com grande tristeza que venho aa esse topico, contar um pouco de como se iniciou a época de reprodução para mim.

Não ta sendo nada fácil eu adimito!!
Vejam: Não se trata da quantidade dos filhotes que está baixa.. nem tampouco da qualidade dos casais, que por sinal está como nunca esteve, mas é uma questão de comportamento.


Comportamento geral do plantel.. Não vejo machos correndo atras de femeas, femeas que puxam material pra ninho e não botam e quando o fazem são desreguladas.

Eu, com uma mentalidade de não forneçer qualquer tipo de ajuda aos canários esse ano, ao preparta-los para a reprodução, me deparei com um problema sério.

Minhas femeas, se aprontaram absolutamente rápido e totalmente fora de hora, em começo de julho ja tinha ovos nas voadeiras, penas arrancadas aos montes e as femeas todas prontas. Logo imaginei então que junta-las com o macho seria a melhor saída. Porém o que aconteceu foi que quando os coloquei, os machos, diferente das femeas não estavam prontos o suficiente, gerando então uma quantidade de ovos brancos muito acima da minha média dos ultimos anos.

Um pequeno exemplo: 16 femeas de CN VM MS, 10 em postura e choco, num total de 33 ovos, com apenas 7 nascimentos...

A quantidade de ovos por femea é baixa também, reparem...

As CN AM MS não estão atras disso não, mas sairam mais filhotes.. mas tenho algumas femeas chocando 2 ovos.. e há muito tempo isso não acontecia.

Eu entrei com algumas medidas de emergencia... fornecendo ao plantel um pequeno tratamento com Coccifin, durante 3 dias e depois mais 3.

Entrei com Tylan na água, com hidrovit, além de farinhada com ovo cozido numa proporção um pouco maior para dar proteína animal para todos. E hoje, começei a dar o Promater.

Conto o resultado mais pra frente.

Vejam.. a minha intenção não é quantidade.. e totalmente a qualidade, mas a minha proposta para esse ano, foi de criar uma quantidade maior de filhotes para que o investimento no ano que vem seja o menor possível e espero conseguir até o final da epoca um numero razoavel de filhotes.

E sou um apaixonado... Não vou desistir e vou lutar até o fim!!!

Espero que para todos o ano de cria tenha começado bombando.. e torço para muitos filhotes...

Um abraço a todos

sábado, 7 de agosto de 2010

Canelas Clássicos... Novo desafio!!!

Amigos..

Esse ano me propus a um novo desafio, praticamente a realização de um sonho que é a criação de Canelas clássicos...

Eu, que sou um apaixonado pelos oxidados, sempre fui, nunca tinha antes conseguido "juntar" um plantel satisfatório de Canelas clássicos pelas poucas peças disponiveis no mercado. Entre os anos de 2004 e 2006 se não me falha a memória até criava alguns CN PR DO interessantes e sempre os classificava no CB, mas acabei depois, pela falta de material disponivel mesmo, em me dedicar aos CN OP que me trouxeram muitas alegrias e deixei o "Projeto Canela" para depois.

Tudo se iniciou quando estava no CB de 2008, olhando os canelas expostos, levei um baita susto quando vi 2 CN AM MS MC expostos no CB que eu quase tive um negócio....
Os bichos eram simplesmente os 2 melhores CN AM MS que eu tinha visto na vida... e LONGE dos que eu tinha visto antes e gostado!!!

Na hora fui atras pra ver de quem eram aqueles monstros.. Vagner Neiva.. (Criadouro Marvado).
Como ele é meu amigo, me disse que me cederia alguns exemplares daquela linhagem pra trazer pra casa, mas não naquele ano, porque já tinham acabado. Pacientemente esperei até que em 2009 ele, de fato, me cedeu alguns bichos de excelente linhagem que geraram frutos simplesmente lindos.. e me montaram uma pequena base de plantel para que eu consiga trabalhar.

Somados a isso, o Massara (grande amigo também) me cedeu 1 macho CN AM MS no mesmo ano e peguei 3 peças do Beraldi.. que muito agregaram aqui.
Nessa misturera toda de sangue, começei a montar a minha linha de CN clássicos s/fator.. e espero que muito em breve eu possa colher os frutos. Estou ainda aprendendo a lidar com as melaninas desse bicho em particular e não vejo a hora de os filhotes começarem a pular dos ninhos para ver onde conseguirei chegar com eles.

Tenho notado ao longo dos anos criando canários de maneira seletiva, que mesmo entre os bichos da mesma tipagem, negros oxidados e marrons oxidados, as melaninas se manifestam de maneiras completamente diferentes e dependendo da linhagem elas são transmitidas ou não de maneiras diferentes também. E porque não pensar que existam várias "qualidades" melanicas, dentro de uma mesma cor de melanina que se manifestam de maneira absolutamente diferentes entre si e quando misturadas pode causar um estrago irreversível, portanto observação é a "alma do negócio".

Esse ano consegui, com o resultado dos filhotes do ano passado, fechar 20 casais de CN s/fator e 16 femeas de Canela Vermelhos Mosaico (outro grande desafio)...
Estou muito animado com a qualidade superior dos canários. Esse ano vou ser um grande observador dos resultados, das transmissões de melanina e das suas hereditariedades, para só daí, acredito eu, conseguir ter sucesso na criação dessa linda mutação.

Ao longo do ano, vou tentar ir tirando algumas fotos e postando no blog para apreciação dos amigos, o resultado desses cruzamentos e o nascimento da linhagem daqui de casa que espero, seja uma linhagem vencedora!!!

Boa sorte a todos.....