segunda-feira, 30 de março de 2009

Mais.....




Verde Intenso











Verde Nevado!!!


Mais algumas

Novas fotos..




Verde mosaico Fêmea







Verde Mosaico Macho




Amigos...









Verde Intenso
Esse final de semana tive uma alegria muito grande ao constatar que a burrice que inicialmente eu tinha planejado, que era de vender todo o meu plantel de canarios, e que com o tempo e com a muda fechando, fui desistindo, gostaria de compartilhar com os amantes da canaricultura de cor e com os amigos que aqui frequentam algumas fotos tiradas fresquinhas no dia 29/03 a tarde.
Realmente fiquei contente.
Pelo menos essa burrada, eu não fiz!!! hehe





sexta-feira, 27 de março de 2009

Foto dos amigos!!!




É com enorme prazer que coloco a disposição de todos os visitantes do blog, fotos de alguns canários de amigos.


Vou postar apenas as fotos que eu achar que valem a pena em termos tecnicos dos canários.


Esse Cobre Intenso pertence ao meu amigo de Fortaleza - CE e a tendência é escurecer ainda mais essa inter-estria, sem perder esse bom desenho!!


Ao grande Ricardo, uma boa sorte com seus bichos..


Meus parabéns!!!




Boa sorte sempre!!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Feomelanina...


Amigos..




Em conversa com o meu amigo Paulo Cantoni, criador muito curioso e apaixonado por desafios de Jundiaí, surgiram alguns assuntos relevantes e um deles nos fez ir mais além e trazer à tona alguns detalhes sobre essa melanina em questão que vale a pena serem lembrados para ser utilizados por nós criadores em nossa seleção.



Logo após tirar algumas dúvidas com o meu amigo Mauro Heineck, criador eficientíssimo, juiz e entendido do assunto, confirmou-se que há 2 tipos de Eumelanina: A negra e a marrom! Porém, isso não é nenhuma novidade para ninguém e provavelmente para nenhum iniciante. Talvez a novidade seria os 2 (dois) tipos de FEOMELANINA.



Analisando uma pena de um canario, notamos o seguinte: O centro da pena é composto pela Eumelanina, que pode ser marrom e negra; O meio da pena é composto pelo lipocromo e a borda da pena é composta por Feomelanina que pode ser MARROM AVERMELHADA ou CASTANHA. E é aí que a coisa fica feia.



A feomelanina marrom avermelhada é a responsável pela excepcional qualidade dos atuais FEOS INOS que temos nos nossos campeonatos brasileiros, e que, na minha opinião e sem querer ser dono da verdade, também de alguns clássicos em Canelas e suas mutações e porque não dizer nos Negros que aparecem por lá também. Pois dá um aspecto de envoltura, que quando muito oxidada pode ser confundida aos menos experientes como negra!!!



Me parece que esse tipo de feomelanina (avermelhada) tem uma condição de se concentrar com mais eficiencia que a outra (castanha).



A feomelanina de coloração castanha é aquela que deixa aquele aspecto de "sujeira" no manto dos canários, apagando o brilho e desfazendo o desenho dos bastões nos oxidados, portanto ela deve ser eliminada dos nossos plantéis.



Esse tipo de verificação é um pouco complicada de ser vista e comparada, pois as vezes elas têm aspecto semelhante. Mas um diferencial que eu consegui enxergar era que o canário que possue a feo avermelhada pode também apresentar o fator optico para o azul, não perdendo parte do brilho da plumagem e ter desenho mais definido, enquanto que na outra o aspecto de sujeira é muito visível.



Uma observação importante é que, o que foi explanado acima não tem qualquer embasamento científico e se trata apenas de pesquisa pessoal, verificado apenas como uma casualidade. E digo ainda, isso é apenas uma opinião pessoal e não foi feito um trabalho de comparação longo e com diversos exemplares, isso foi verificado somente no meu canaril e que eu gostaria de compartilhar minhas observações com os amigos criadores.



Um forte abraço e boa sorte sempre!!!










segunda-feira, 23 de março de 2009

Mais alguns
















Canelas Opalinos
















Agora algumas fotos dos Canelas Opalinos. Aliás, foram eles que me deram ânimo.





Alguns filhotes da temporada 2008/2009
















Eu gostaria de fazer um tipo de "reportagem" a respeito do desenvolvimento dos canarios ao longo do ano, mas como a iniciativa desse espaço foi feita recente, vou postar algumas fotos dos filhotes, já em muda adiantada ou fechada.
Esses são alguns verdes. Verdes Intensos e Verdes Mosaico Femeas




Espero que gostem!!





Boa sorte sempre!!!

domingo, 22 de março de 2009

Inauguração do blog..

Caros amigos..

Confesso que nesse ano de 2009, eu cogitei a ideia de abandonar a criação de canarios de cor. Sempre fui um apaixonado por esses bichos, apaixonado pela competição. Os amigos formados ao longo dos anos na canaricultura (já se vão mais de 15 anos...), a evolução que a canaricultura de cor sofreu, graças a poucos é verdade, selecionadores absolutos a quem todos os anos deveríamos homenagear, por nos presentear com verdadeiras "evoluções" e a própria qualidade individual que saiu no meu plantel nesse ano, me fizeram retomar o animo e decidir continuar. Portanto ainda vou mais um ano... hehe!!
Quero tentar fazer desse espaço, um lugar de encontros. Encontros com amigos, para divulgar-mos ainda mais a canaricultura e deixar espaço para trocar-mos ideias e compartilhar sentimentos para com os nossos canarios..
Espero que todos gostem e acessem!!
Abração e boa sorte sempre!!